ZOOLÓGICO DE AMERICANA - SP

|

          O Parque Ecológico Municipal de Americana "Cid Almeida Franco", foi inaugurado em 12 de outubro de 1984. Está localizado no final da Avenida Brasil, com uma área de 120 mil metros quadrados. Até a data de inauguração, parte da área era utilizada como local de produção de mudas de árvores e arbustos que serviam para abastecer as praças da cidade.

         Posteriormente foi transformado em um dos mais bem estruturados zoológicos do Estado de São Paulo. Atualmente uma das grandes finalidades do parque é utilizar os animais mantidos em cativeiro na realização de trabalhos de educação ambiental, tentando mostrar que nós temos a grande responsabilidade na sobrevivência das espécies animais e vegetais.

          Hoje animais silvestres estão ameaçados de extinção, não porque zoológicos os mantém em cativeiro, mas por causa da destruição de seus habitats naturais. Cientificamente os zoológicos oferecem caminhos e a descoberta de soluções para alguns dos problemas encontrados pela vida selvagem nos dias de hoje. Nós os mantemos em cativeiro para aprender, pesquisar e reproduzir as espécies silvestres, com o objetivo de garantir a sobrevivência das populações animais.

         Atualmente contamos com um plantel de aproximadamente 500 animais (entre répteis, aves e mamíferos) de 100 espécies diferentes, sendo que mais de 80% deles pertecem a fauna brasileira. Muitos deles estão ameaçados de extinção, o que mostra a preocupação com o estudo e a conservação dos animais brasileiros.

       Além dos animais em cativeiro que recebem cuidados especiais (recintos bem elaborados e alimentação especial), a área do Parque Ecológico recebe inúmeras espécies de aves livres e comuns na cidade, que encontram condições ambientais para sua sobrevivência.

    

  ENFOQUE PEDAGÓGICO

 

VIVÊNCIAS

  •  Conhecer animais nativos (mico-leão-dourado, arara azul, arara-juba, ariranha, onças-pintadas e pretas, lobo-guará, sucuri, jacaré-de-papo-amarelo, macaco-aranha-de-cara-vermelha, entre outros) e exóticos (girafa, tigre-de-bengala, leão, pelicano, pinguim, hipopótamo, chimpanzé) seus hábitos e características.

 

ABORDAGEM

  • Importância dos parques e zoológicos; fauna nativa e exótica; características dos vertebrados; relações ecológicas; nicho ecológico; hábitos alimentares; processo de extinção.

 

FOCO DISCIPLINAR 

  • Ciências.

nome:
email:
colégio:
mensagem:

Twitter FaceBook Orkut
design by
Campinas
Av. Dr. Ângelo Simões, 924 - Ponte Preta. Cep: 13041-150
Telefone: (19) 3232 9128
FAX (19) 3305 2013